A Merdalização (Enshittification) da Internet


por Peter Faber
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Enshittification é uma palavra criada por Cory Doctorow para descrever como as plataformas digitais vão se degradando conforme passam a priorizar o lucro acima dos usuários e fornecedores. Em português, a melhor tradução provavelmente é “merdalização”.

E a merdalização da internet é real. Você já percebeu como nunca mais dá pra realmente encontrar o que você está procurando? Ou como agora dá um trabalhão achar algo que você realmente quer? E não é só no Google. Tenta procurar algo no YouTube — é impossível achar o que você quer. E aí tem os #shorts.

Quem inventou os shorts deveria ir pra cadeia e jogarem a chave fora. Esses malditos vídeos são piores que droga. Se você tem filhos, sabe do que estou falando. Essas criações horríveis transformam crianças alegres e brincalhonas em zumbis com mau humor.

A primeira vez que vi #shorts no meu feed do YouTube, comecei assistindo o primeiro vídeo, depois o segundo, depois,… olhei a hora e pensei: Como assim? Já passou uma hora inteira? Parecia que tinham sido 10 minutos. Isso é uma bosta.

Google intencionalmente pior

Mesma coisa com a busca do Google. Você nunca mais encontra o que procura já na primeira pesquisa. Você tem que ser muito específico pra conseguir resultados que realmente prestam.

Por que isso?

O Google se orgulhava de entender a intenção da busca e entregar os melhores resultados de todos. O Cory Doctorow explica isso. O Google tinha praticamente 100% do mercado de buscas. Mas eles ainda precisavam continuar crescendo. Porque estagnar em receita é algo ruim — mesmo quando você já está tendo lucros enormes. Mas como crescer quando você já tem praticamente 100% do seu mercado no bolso?

Fazendo as pessoas fazerem mais buscas! É assim.

Mas como fazer as pessoas buscarem mais, se elas já usam sempre o seu buscador pra encontrar o que precisam?

Aqui está a resposta: você piora a qualidade dos resultados pra obrigar as pessoas a fazerem mais buscas até acharem o que estão procurando.

E foi isso que o Google fez. E com cada busca, eles podem te mostrar mais anúncios. E isso ajudou a aumentar a receita deles.

Mas isso não faria eles perderem usuários?

Não.

Porque o Google deu um jeito de fazer com que usar outro buscador fosse um esforço. Eles enfiaram o buscador deles em todo canto online que você usa. Seu notebook já vem com Google Chrome. Seu celular já vem com Google Chrome. Não usar o Google exige um esforço pra mudar. Tudo fica mais complicado se você não usa o Google.

Agora, sendo honesto, tenho que dizer que fiquei muito impressionado com o que eles fizeram. E eu era um grande fã até mais ou menos 2016–2018. Foi quando a merdalização começou a ficar perceptível pra nós, usuários. E desde então só piorou.

A qualidade tá uma bosta

Anúncio demais no Google. A busca no YouTube é uma porcaria e, mesmo que os feeds do YouTube te ajudem a acompanhar alguns canais que você segue, não cometa o erro de clicar num vídeo que você acaba não gostando. Se fizer isso, o YouTube vai te bombardear por semanas com vídeos “relacionados”.

Nostalgia… também é algo com que você precisa tomar cuidado. Viu um vídeo antigo que você assistiu anos atrás e pensou: “Ah, lembro desse. Era um vídeo legal. Vou ver de novo.”

Pois é, você já sabe, né? Nos dias seguintes, seu feed inteiro vai estar lotado de vídeos antigos daquele canal.

É tempo de tela acima de qualidade. Eles não se importam mais em te dar os melhores resultados. Eles só querem que você passe o máximo de tempo possível nas plataformas deles. E infelizmente, se você mexer com o sistema de recompensa do cérebro humano, você continua ali. Fica viciante. Foi isso que os algoritmos de IA descobriram. É assim que nos mantêm presos.

Mas a gente não está realmente envolvido,… a gente tá fisgado. Em inglês, essa é literalmente a palavra que eles usam pra descrever a estratégia de manter as pessoas presas. Você precisa criar hooks pra manter a pessoa lendo, assistindo, etc.

Taxas de depressão mais altas do que nunca

E as taxas de depressão estão explodindo. Por que será?

Talvez porque a gente não se sinta mais útil. Isso é o que acontece quando o seu sistema de recompensa é constantemente acionado por vídeos idiotas. O sistema de recompensa humano existe pra fazer a gente agir. É assim que a natureza funciona. A gente ganha uma pequena recompensa só por ter a ideia de fazer algo, e depois vai atrás da grande recompensa: ter feito aquilo. Agora, as telas sequestraram esse sistema e a gente só fica atrás da próxima mini recompensa. (Mini recompensas acontecem antes da ação. Tipo quando você dá swipe pra cima depois de terminar o #short anterior.)

Você fica inundado de mini recompensas. (Doses de dopamina que seu próprio cérebro gera.)

Mas tem um problema. No fim do dia, você sente que não fez nada. E sentir isso cronicamente leva à depressão.

E aí tem também a idealização do físico em muitos #shorts. Isso é uma camada a mais que pode te fazer se sentir mal com seu próprio corpo, deixando a depressão mais provável — ou piorando o quadro.

Acho que já deu pra perceber que eu não estou feliz com a merdalização da internet. É real. O Cory Doctorow acertou em cheio.