A regra número 1 de SEO (servir seus visitantes)

Se você faz SEO há algum tempo, sabe coisas como:

  • Pequenas mudanças de página
  • Foco na densidade de palavras-chave
  • Alterando os plug-ins de SEO do WordPress
  • Obedecer aos backlinks
  • Fazer mapas de sites detalhados
  • Aumente a velocidade do site
  • Etc.

E provavelmente você também sabe que não deu os resultados que esperava. Na maioria das vezes, você nem consegue ver realmente nenhum efeito em suas estatísticas. Você está apenas fazendo essas coisas com base na fé.

O Google conseguiu melhorar seus algoritmos de busca a ponto de ser capaz de identificar quais páginas atendem melhor aos visitantes. Portanto, a regra número 1 de SEO é:

Os rankings são ganhos por aqueles que melhor atendem seus visitantes!

Todo o trabalho de SEO que fazemos precisa se concentrar em nossos visitantes. E se fizermos um bom trabalho, podemos medir isso por 1 métrica simples:

Tempo do visitante na página

SEO para atender melhor seus visitantes

Existem 3 maneiras de fazer seu conteúdo se destacar:

  1. Concentre-se na apresentação.
  2. Faça mais pesquisas do que a concorrência.
  3. Forneça recursos adicionais.

Concentre-se na apresentação do seu conteúdo

Faça seu conteúdo fácil de ler. Deixe claro o que você vai dar ao seu visitante no início do artigo. Não escreva artigos que exijam leitura até o final, antes de ficar claro do que se trata.
Use títulos e subtítulos, parágrafos que não sejam muito longos. Evite escrever frases muito longas. Tudo isso ajuda a legibilidade do seu conteúdo.
E o mais importante, facilite a implementação das informações por conta própria.

Faça mais pesquisas do que a concorrência

Você deseja fornecer melhores informações ao seu visitante do que a concorrência. Isso requer mais tempo, mas dará ao Google um motivo para classificá-lo acima de todos os outros. Isso não significa necessariamente que você tenha que escrever artigos muito longos.

Melhor conteúdo não significa mais conteúdo. Significa conteúdo no qual as pessoas passam mais tempo. Você pode escrever um artigo de 5000 palavras, mas se as pessoas saírem depois de ler 2 parágrafos, não importa o tamanho do seu artigo.

A melhor maneira de pesquisar é descobrir primeiro o que seus visitantes desejam saber. Quais problemas eles estão tentando resolver. Este artigo, por exemplo, está focado em ensinar às pessoas apenas uma coisa:

Os rankings são ganhos por aqueles que melhor atendem seus visitantes!

Se você entender este princípio básico de SEO, tudo o que você fizer daqui em diante irá melhorar seu trabalho de SEO.

Dê recursos adicionais

Não tenha medo de dar às pessoas outros lugares para encontrar informações adicionais. Isso pode, é claro, estar em seu próprio site. Outros artigos que você escreveu. Mas também podem ser informações em outros sites. Obviamente, não sua competição direta. Mas muitas vezes você pode ajudar seus visitantes com informações que não fornece a si mesmo diretamente.

Recursos mais avançados podem ser documentos que as pessoas podem baixar depois de fornecer seu endereço de e-mail, por exemplo. Ou simplesmente crie uma imagem de informação ou pdf. Algo que seu visitante pode usar para implementar as informações fornecidas.

Se você chegou até aqui, espero que a principal mensagem que recebeu deste artigo seja:

Os rankings de SEO são ganhos por aqueles que melhor atendem seus visitantes!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *