Otimização de Sites, Terceirizar ou Internalizar?


por Peter Faber
A+
A-

Quando a empresa toma a decisão de fazer otimização de sites (SEO), a próxima pergunta é:
Quem vai fazer a otimização do site da empresa?
A decisão depende de algumas variáveis:

Temos o “know how” em casa?
Queremos ter este “know how” em casa?
Qual é a importância de otimização de sites para mim, o gerente de marketing?
Qual nível de otimização de sites queremos obter?

A última pergunta é a mais importante e determine as respostas pelas 2 perguntas anteriores.
Mas,….. níveis de otimização de sites? Existem níveis diferentes?

SEO para aparecer no Google

A primeira coisa que o gerente de marketing tem que fazer é aprender o que SEO significa pela empresa. Aparecer no Google é o objetivo, mas o que realmente quer dizer isso? Para deixar este assunto muito simples: Se você faz SEO para “aparecer no Google”, melhor nem começar. O seu site já aparece no Google. Só faça uma pesquisa no Google usando o nome da empresa.

Pronto, já conseguiu. Nem precisa fazer o investimento.

Precisamos pensar em para que realmente queremos fazer SEO. Existe apenas uma razão:

Otimização de sites tem como objetivo aumentar a receita da empresa!

Como podemos usar os sites de busca para alcançar este objetivo?
Primeira coisa é focar em qual jeito o site nos-ajuda neste objetivo. Para novos clientes, o site é a primeira interação com a empresa. Por isso o visual do site é importante e gastamos bastante tempo e dinheiro neste aspecto do site.

Mas quem são estes novos clientes? Como eles nos-encontrarão?

Entre outros caminhos, que você já está trabalhando, neste post falamos sobre o caminho através das buscas online, nos sites de busca, principalmente o Google.

Através de indicações, aparecer no Google pelo nome da Empresa é importante. E em um outro post vou falar mais sobre isso. Mas neste post o foco está em todos as outras palavras-chave, ou melhor, frases de busca.

Otimização de Sites é muito mais do que “Aparecer no Google”.

Não perca tempo com a criação de uma lista de palavras-chave para “aparecer no Google”. O foco deve estar em aparecer para o conteúdo que o seu site tem. Quando alcançar este objetivo, podemos pensar em criar conteúdo para palavras-chave novas. Parece contra-intuitivo, mas a fundação da otimização está em seu site aparecer para o conteúdo que tem. Quando alcançamos este objetivo, a otimização para novas palavras-chave terá mais chance de sucesso.

Qual Nível de SEO a Minha Empresa Precisa?

Esta pergunta tem apenas uma resposta:
O nível mais alto possível!

Um pouquinho de SEO é igual a perder um pouquinho de peso; não faz muita diferença no resultado final.

Terceirizar ou Fazer interno?

Sempre é melhor fazer interno. E você, como gerente de marketing, deve saber como avaliar se é feito corretamente. Num outro post vou explicar mais sobre como avaliar o resultado e guiar sua equipe para garantir o nível mais alto de SEO no site da empresa.

Também vou fazer posts sobre converter visitas em contatos. SEO vale mais quando você sabe converter visitas em contatos. O valor de SEO pode ser muito grande pela empresa e pelo seu sucesso como gerente de marketing. SEO não é uma coisa que você quer deixar na mão de outras empresas.

Se não tem o know how, uma boa opção é de trabalhar com um consultor. O objetivo é que o consultor passa os seus conhecimentos para sua equipe de marketing. Você e a sua equipe podem obter este know how. Uma equipe de marketing que sabe otimizar o site da empresa é uma equipe com muito sucesso.